segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Quadrinhos & Mangás

    Quem me conhece já sabe que sou um consumidor compulsivo de "gibis". Inclusive estou tendo que fazer novos armários na minha casa para dar conta da minha coleção que vem aumentando exponencialmente a cada mês.
    Atualmente venho deixando de lado os cada vez mais insossos títulos de Marvel, DC e cia. e tenho dado uma atenção cada vez maior aos títulos japoneses: os chamados "mangás". Por quê? Simples: em termos de criatividade, os japoneses dão de dez a zero nas publicações americanas.
    Este mês dois títulos novos me chamaram a atenção e, após a leitura, senti-me na obrigação de divulgá-los pois são estórias muito boas:


Another



     Uma escola que guarda um segredo mórbido. Esse é o pano de fundo de Another, uma estória de horror e suspense.
   Koichi Sakakibara é um adolescente que começa a estudar numa nova escola: o Colégio Ginasial Yomiyama. Logo de cara percebe que tem alguma coisa de diferente no comportamento de seus colegas de sala da turma 3-3, muito taciturnos e reservados. A própria escola, com suas estranhas regras beirando à superstição, também o deixam bastante intrigado. Ele acaba conhecendo a história de Misaki, um aluno que fez parte daquela mesma turma há 26 anos atrás, muito popular e querido por todos, mas que acabou falecendo num acidente, deixando todos os seus colegas em choque. Naquele mesmo ano, na formatura da turma 3-3, a imagem de Misaki aparece misteriosamente na foto de formatura da turma.
     Koichi percebe que esta história é um tabu entre os alunos do Colégio, que sempre fogem quando ele toca neste assunto. A única que parece disposta a conversar com Koichi é Mei Misaki (sim, o sobrenome é o mesmo do aluno morto), uma misteriosa estudante com o olho esquerdo coberto por um tapa-olho e um comportamento prá lá de estranho...
     Another é um mangá com uma arte impecável e uma história que "fisga" o leitor desde a primeira página. Terá quatro volumes e o primeiro, lançado agora em fevereiro ainda está nas bancas. Imperdível.
     

Diário do Futuro (Mirai Nikki)



     Imagine que você é um aluno do ginasial de comportamento reservado, sem amigos nem popularidade. Imagine que seu único hobby é escrever um diário em seu celular contando tudo (tudo mesmo!) o que você observa à sua volta no cotidiano. Agora, imagine que um belo dia você acorda e, ao abrir o diário em seu celular, descobre que os próximos noventa dias no futuro já estão escritos em detalhes no diário. E tudo acontece exatamente como está descrito ali. O que você faria?
     Esta é a estória de Yukiteru Amano, o portador (ou melhor, um dos portadores) do Diário do Futuro e sua luta para sobreviver a um jogo bizarro onde os doze portadores do Diário devem matar uns aos outros até que só sobre um (qualquer semelhança com "Jogos Vorazes" não é mera coincidência). O prêmio para o felizardo sobrevivente é nada menos que o poder absoluto sobre o tempo e o espaço, ou seja, tornar-se um deus.
     Quem já leu "Death Note" vai se identificar imediatamente com este mangá. O clima de suspense, bem como o roteiro muito bem trabalhado, já deixa bem claro neste primeiro volume que este é um mangá digno de se tornar um clássico. O primeiro volume foi lançado no final de Janeiro, mas ainda está nas bancas. O mangá terá doze volumes no total. Recomendo!


Caesarean
24/02/2013