quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vampiros no Cinema - ENTREVISTA COM O VAMPIRO

 

     Este, com certeza, é o meu filme predileto sobre vampiros. Primeiro, porque é baseado numa obra de Anne Rice, uma das maiores escritoras deste gênero. Segundo, porque Tom Cruise dá um show de interpretação encarnando o vampiro Lestat. E terceiro, porque este é o filme que melhor explorou a "alma" do vampiro em toda a sua complexidade.
     Acidentalmente um repórter (Christian Slater) começa uma conversa com um homem (Brad Pitt) que diz ser um vampiro com duzentos anos e conta a trajetória de sua vida, desde a época em que ainda não era vampiro e como foi infectado pelo vampiro Lestat (Tom Cruise), com quem teve grandes aventuras mas também grandes desavenças

titulo original: (Interview With The Vampire - The Vampire Chronicles)
lançamento: 1994 (EUA)
direção: Neil Jordan
atores: Tom Cruise , Brad Pitt , Antonio Banderas , Stephen Rea , Christian Slater
duração: 122 min
gênero: Suspense

Referências: www.adorocinema.com/filmes/entrevista-com-vampiro/
www.youtube.com                                                                    

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Cultura vampiresca: LÂMIA



  A Grécia é uma das fontes mais antigas da lenda contemporânea do vampiro. Escritos da Grécia antiga registram a existência de três criaturas vampíricas: o lamiai, o empusai e o mormolykiai.
   O nome lamiai vem de Lâmia, uma belíssima rainha da Líbia, filha de Poseidon e amante de Zeus, de quem concebeu muitos filhos, dentre os quais a ninfa Líbia. Hera, mulher de Zeus, corroída pelos ciúmes, matava seus filhos ao nascer e, ao final, a transformou em um monstro (em outras versões Lâmia foi esconder-se em uma caverna isolada e o que a transformou em um monstro foi seu próprio desespero). Por fim, para torturá-la ainda mais, Lâmia foi condenada por Hera a não poder cerrar os olhos, para que ficasse para sempre obcecada com a imagem dos filhos mortos. Zeus, apiedado, deu-lhe o dom de poder extrair os olhos de vez em quando para descansar.
   A terrível inveja que Lâmia sentia das outras mães fazia com que vagasse noite e dia sem dormir, espreitando as crianças para as devorar. Devido a esta lenda, a Lâmia era usada na antiguidade para assustar as crianças, da mesma forma que a Cuca e o Bicho Papão, no folclore português e brasileiro. O poeta Horácio (Quintus Flavius Horatius) fala sobre ela em sua Ars Poetica "Ficta uoluptatis causa sint proxima ueris, // ne quodcumque uolet poscat sibi fabula credi,// neu pransae Lamiae uiuum puerum extrahat aluo." Não exija a história que se acredite em qualquer coisa que queira, nem extraia vivo do ventre de Lamia o menino por ela almoçado.
 Diversas histórias são contadas a respeito de Lâmia. Sua aparência também varia de lenda para lenda. Na maior parte das versões, contudo, seu corpo, abaixo da cintura, tem a forma de uma cauda de serpente. Esta versão popularizou-se especialmente a partir do poema Lamia, publicado pelo inglês John Keats em 1819. Diodoro Sículo, por sua vez, a descreve como uma mulher de rosto distorcido.
Lamia, posteriormente, virou protótipo de uma classe de seres modelados à sua imagem, descritos como mulheres de aparência rude, deformadas e com a parte inferior do corpo em forma de serpente. Os pés não eram emparelhados, sendo um feito de latão e o outro e o outro com a forma de pata de animal, geralmente a de um bode, jumento ou boi. As lamias eram tidas principalmente como seres demoníacos que sugavam o sangue de crianças pequenas; entretanto, tinham o poder de se transformar em lindas donzelas a fim de atrair e seduzir homens jovens.
As pessoas logo perderam se medo das lamias e, mesmo em tempos ancestrais, elas tinham se tornado um meio de os pais assustarem seus filhos. Entretanto, quando uma criança morre de repente de causa desconhecida, um ditado ainda popular na Grécia sugere que a criança foi estrangulada por uma lamia.

fontes: Enciclopédia dos Vampiros - J. Gordon Melton - M. Books - 2008
  http://pt.wikipedia.org/wiki/Lâmia_(mitologia)                                

Quadrinhos & Mangás: ROSARIO+VAMPIRE

   Não sou um grande consumidor de mangás, mas quando um título me atrai eu costumo colecionar até o fim. Se o título trouxer a palavra "vampire" na capa as chances de me atrair aumentam consideravelmente. Foi o que aconteceu com o mangá Rosario+Vampire. Um verdadeiro caso de "amor à primeira mordida".
   Lançado no Japão em 2004, Rosario+Vampire começou a ser publicado no Brasil em Agosto deste ano pela Panini Comics. Soube que o título já foi adaptado para "anime" mas eu ainda não assisti.

   Tsukune Aono é um garoto comum que não pôde entrar para o ensino médio devido às más notas na escola. Porém, seu pai, durante uma caminhada, vê um homem (por ele descrito como um sacerdote e certo que ele estava num beco escuro parecendo um louco) deixar cair ao chão um documento. Ao pegá-lo, viu que se tratava de uma carta-convite ao portador para ingressar numa escola de ensino médio, a Youkai Gakuen (na versão em inglês, Youkai Academy). Sem dar ou pedir satisfações ao homem, leva o folheto para casa e o apresenta à esposa e ao filho como sendo a solução para o problema de Tsukune. Entretanto, a Youkai Gakuen é um internato para youkais (demônios), onde além dos conteúdos curriculares tradicionais os alunos são preparados para coexistir com os humanos e assim conseguirem sobreviver num mundo hoje dominado por estes últimos. Humanos não podem entrar nesta escola, e o regulamento prevê que qualquer um que ali pise seja imediatamente morto. Certo de que entrou ali por engano e temendo por sua vida, Tsukune tenta fugir da escola, mas decide ficar por se apaixonar por Moka Akashiya, uma bela vampira que também estuda ali. Ele decide permanecer, escondendo a sua natureza humana de alunos e professores. Ele também descobre que, quando o rosário em torno do pescoço de Moka é removido, a sua verdadeira natureza emerge. Ao longo do tempo vão entrando outros personagens, como a súcubo Kurumu, a bruxa Yukari, a "garota de gelo" Mizore, entre outros. A história se desenrola mostrando o amadurecimento dos personagens à medida que vão enfrentando uma série de desafios.

   Como é tradição na maioria dos mangás a história apela bastante para a sensualidade das personagens femininas. Nas cenas de luta, principalmente, Kurumu e Moka sempre mostram um pouquinho dos seus atributos (a Kurumu deve usar sutiã nº 50, por exemplo). Existem alguns momentos bem violentos também (com direito à muito sangue) nas lutas entres os seres monstruosos. Mas o ponto alto do mangá é o humor. O quase-romance entre os personagens Tsukune e Moka é o gancho para as situações mais inusitadas que você possa imaginar, sem falar na "paixão" de Moka pelo sangue de Tsukune. Simplesmente hilário!

Referências: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosario_%2B_Vampire